Negócios

Seguro de vida individual ou empresarial: qual a diferença entre eles?

Tempo de Leitura: 2 minutos

O capital humano é a parte mais importante de qualquer empresa. Sem garantir a preparação e os direitos da equipe, o empresário tem mais dificuldade para atingir bons resultados no desempenho da organização. Você deve estar se perguntando: e o que um seguro de vida tem a ver com isso?

O seguro de vida é um benefício que contribui para a segurança e o bem-estar dos colaboradores, servindo como ferramenta de construção do relacionamento e da confiança entre empregadores e empregados.

É comum que os empresários tenham muitas dúvidas a respeito da concessão do benefício e dos tipos de seguro disponíveis. Pensando nisso, desenvolvemos este post completo para mostrar as principais diferenças entre o seguro de vida individual e empresarial. Acompanhe!

O que é e como funciona um seguro de vida

O seguro de vida é um benefício que atende o trabalhador e seus familiares em caso de falecimento. O pagamento é feito com o intuito de oferecer um apoio financeiro para os familiares e dependentes econômicos do titular do seguro.

Mas existem opções que vão além do seguro de vida, oferecendo assistência médica e emergencial em caso de acidente, despesas médico-odontológicas, invalidez por acidente de trabalho ou doença e assistência funerária.

Além disso, algumas apólices oferecem o adiantamento do prêmio em caso de doenças terminais ou crônicas.

Qual é a diferença entre seguro de vida individual e coletivo

O mercado oferece duas opções de seguro: o seguro de vida individual e o seguro de vida coletivo.

A principal diferença entre eles é a personalização. Os seguros de vida em grupo atendem necessidades mais generalistas, comuns a um grande grupo de pessoas que estão ligadas entre si por um vínculo. No caso dos seguros coletivos empresariais, o vínculo é o empregador.

O seguro de vida individual, por sua vez, é um produto ajustado às particularidades de cada cliente. Esse tipo de seguro precisa ser contratado diretamente pelo segurado.

O segurador personaliza o seguro de vida ao analisar o segurado, considerando sua profissão, histórico de saúde, responsabilidades financeiras, prática de esportes ou atividades de risco.

Como saber qual é a melhor opção

O seguro de vida em grupo costuma ser utilizado por empresas com o escopo de garantir a segurança dos seus colaboradores. Inclusive, em alguns ramos do mercado a contratação desse tipo de seguro é obrigatória, por isso o empresário precisa estar atento para as regras do seu setor.

Dessa maneira, o seguro de vida em grupo é uma opção que atende tanto funcionários quanto empresários. Vale destacar que o número de empregados necessários para a contratação dessa modalidade varia de uma seguradora para outra, de modo que é preciso consultar suas regras.

Os valores dos seguros empresariais costumam ser mais baixos do que os pagos pelos seguros individuais. Mas, de forma geral, eles atendem as necessidades do grupo, de modo que essa é uma ótima alternativa para quem busca uma boa proteção por um preço mais baixo.

A escolha do seguro depende da cobertura, valor da indenização, prazo e carência. É fundamental avaliar o contrato e contar com a orientação do corretor para escolher o melhor produto.

Gostou deste artigo sobre seguro de vida? Então aprofunde seu conhecimento sobre seguros empresariais, confira este artigo sobre o seguro de vida na construção civil.

Marketing Pulso Seguros

Leave a Comment
Share
Published by
Marketing Pulso Seguros

Recent Posts

Qual o papel da assistência empresarial na governança corporativa?

Pouca gente percebe como um seguro bem alinhado com as demandas do negócio é estratégico.…

5 dias ago

O Futuro dos Transportes: Carros Autônomos e o Fim do Trânsito

Você aceitaria viajar em um carro sem motorista enquanto relaxa, trabalha ou assiste a um…

7 dias ago

Carreiras do Futuro: O Impacto da Automação nas Profissões

A automação não é mais um cenário distante de ficção científica. Ela já faz parte…

2 semanas ago

Quais as novas regras da ANS para suspensão do plano de saúde?

A Agência Nacional de Saúde Suplementar tem a responsabilidade de regular o mercado para garantir…

2 semanas ago

Mudança da Receita Federal (IN nº 2.240/24) para profissionais da saúde: o que vai acontecer?

Desde primeiro de janeiro de 2025, uma mudança da Receita Federal está em vigor, afetando…

3 semanas ago

Entregas Autônomas: O Futuro Chegou na Sua Porta

Você aceitaria receber um pedido por robô? Essa pergunta, que parece saída de um filme…

3 semanas ago