Seguro de vida individual ou empresarial: qual a diferença entre eles?

Estilo de Vida
8/03/2019

Por: Milena

O capital humano é a parte mais importante de qualquer empresa. Sem uma equipe bem preparada e com os seus direitos garantidos, é muito mais difícil para o empresário conseguir atingir bons resultados no desempenho da sua organização. Você deve estar se perguntando: e o que um seguro de vida tem a ver com isso?

O seguro de vida é um benefício que contribui para a segurança e o bem-estar dos colaboradores, servindo como ferramenta de construção do relacionamento e da confiança entre empregadores e empregados.

É comum que os empresários tenham muitas dúvidas a respeito da concessão do benefício e dos tipos de seguro disponíveis. Pensando nisso, desenvolvemos este post completo para mostrar as principais diferenças entre o seguro de vida individual e empresarial. Acompanhe!

O que é e como funciona um seguro de vida

O seguro de vida é um benefício que atende o trabalhador e seus familiares em caso de falecimento. O pagamento é feito com o intuito de oferecer um apoio financeiro para os familiares e dependentes econômicos do titular do seguro.

Mas existem opções que vão além do seguro de vida, oferecendo assistência médica e emergencial em caso de acidente, despesas médico-odontológicas, invalidez por acidente de trabalho ou doença e assistência funerária.

Além disso, algumas apólices oferecem o adiantamento do prêmio em caso de doenças terminais ou crônicas.

Qual é a diferença entre seguro de vida individual e coletivo

O mercado oferece duas opções de seguro: o seguro de vida individual e o seguro de vida coletivo.

A principal diferença entre eles é a personalização. Os seguros de vida em grupo atendem necessidades mais generalistas, comuns a um grande grupo de pessoas que estão ligadas entre si por um vínculo. No caso dos seguros coletivos empresariais, o vínculo é o empregador.

O seguro de vida individual, por sua vez, é um produto ajustado às particularidades de cada cliente. Esse tipo de seguro precisa ser contratado diretamente pelo segurado.

A personalização do seguro de vida é feita por meio da análise do segurado, considerando questões como: profissão, histórico de saúde, responsabilidades financeiras com o grupo familiar, prática de esportes ou atividades de risco etc.

Como saber qual é a melhor opção

O seguro de vida em grupo costuma ser utilizado por empresas com o escopo de garantir a segurança dos seus colaboradores. Inclusive, em alguns ramos do mercado a contratação desse tipo de seguro é obrigatória, por isso o empresário precisa estar atento para as regras do seu setor.

Dessa maneira, o seguro de vida em grupo é uma opção que atende tanto funcionários quanto empresários. Vale destacar que o número de empregados necessários para a contratação dessa modalidade varia de uma seguradora para outra, de modo que é preciso consultar suas regras.

Os valores dos seguros empresariais costumam ser mais baixos do que os pagos pelos seguros individuais. Mas, de forma geral, eles atendem as necessidades do grupo, de modo que essa é uma ótima alternativa para quem busca uma boa proteção por um preço mais baixo.

Entretanto é importante ter em mente que a definição de um seguro depende muito do tipo de cobertura, do valor da indenização, do prazo de vigência e também do período de carência.

É imprescindível que o interessado avalie todas as cláusulas contratuais do seguro e as particularidades da adesão, sempre solicitando orientações e informações ao corretor, que poderá auxiliar na escolha do melhor produto.

Gostou deste artigo sobre seguro de vida? Então aprofunde seu conhecimento sobre seguros empresariais, confira este artigo sobre o seguro de vida na construção civil.

Cadastre-se e receba nosso conteúdo exclusivo