Sua empresa precisa estar segura, principalmente em relação ao patrimônio, para se dedicar aos seus objetivos. Para esse fim, a melhor solução é a contratação de um seguro empresarial. A iniciativa, no entanto, exige alguns cuidados da parte do gestor para que as coberturas sejam as mais adequadas às necessidades. Ao mesmo tempo, o processo precisa ser conduzido em conformidade com as demandas e as regras do jogo.
Continue a leitura e saiba o que a empresa deve fazer para contratar o seguro empresarial que necessita.
Seguro empresarial: para quem é indicado?
O seguro empresarial não é um luxo, é uma necessidade para qualquer empresa que deseja proteger seu patrimônio, seus colaboradores e, é claro, o seu futuro.
Seja qual for o porte ou segmento, contratar um seguro empresarial garante uma rede de segurança para imprevistos que podem comprometer a operação do seu negócio.
Qualquer empreendimento tem direito ao seguro empresarial, desde que escolha uma seguradora de confiança para formalizar a contratação. A cobertura vai depender das condições estabelecidas na apólice, que será adaptada às necessidades específicas da empresa.
Em muitos casos, as empresas oferecem seguros de vida, saúde e odontológico aos seus colaboradores como um benefício. No entanto, nem sempre esses seguros são obrigatórios. Mas atenção: o seguro de vida torna-se obrigatório para empresas de determinados segmentos.
Por isso, é fundamental consultar um especialista ou verificar as exigências locais para garantir que sua empresa esteja em conformidade com a lei.
Quais são os benefícios do seguro empresarial?
Os principais benefícios obtidos com a contratação do seguro empresarial resultam principalmente das coberturas definidas na apólice. De modo geral, visam a proteção do patrimônio da empresa, assim como de terceiros.
A seguir, listamos as principais vantagens desse tipo de seguro. Veja só!
Garantia da preservação das atividades
Trata-se da proteção contra danos ou prejuízos resultantes de eventos adversos, como incêndios, temporais e enchentes. Assim, instalações, máquinas e equipamentos danificados são ressarcidos para que a empresa possa dar continuidade às suas atividades. Da mesma forma, furto, roubo, descumprimento contratual, entre outros, constituem sinistros que também contam com proteção no seguro empresarial. Tudo para garantir que os negócios estejam a salvo.
Proteção no caso de responsabilidades civis
Aqui, o objetivo é proteger quanto às responsabilidades da empresa caso tenha provocado, acidentalmente ou involuntariamente, danos ou prejuízos a terceiros. São diversas as possibilidades, de modo que a empresa define quais as mais adequadas para sua realidade.
Serviços de assistência 24 horas
A assistência possibilita o atendimento nos casos de situações emergenciais. Dessa forma, complicações hidráulicas ou elétricas nas instalações da empresa, assim como a necessidade dos serviços de chaveiro, por exemplo, encontram solução na assistência 24 horas.
Quais são os cuidados que é preciso tomar ao contratar o seguro empresarial?
Depois de entender os benefícios do seguro empresarial, é importante ter atenção aos cuidados que precisam ser tomados no momento da contratação. Confira os que separamos aqui e tome nota!
Contar com a assessoria de uma corretora de seguros
O primeiro passo para a contratação do seguro empresarial é contar com a assessoria de uma corretora experiente e confiável. Ela poderá fornecer toda a orientação segura e precisa para a composição da apólice.
Fornecer informações exatas
O seguro, por natureza, é um contrato de boa-fé. Isso significa que as informações fornecidas para a seguradora com vistas à elaboração da apólice devem ser exatas para não haver comprometimento depois.
Providenciar a documentação necessária
Para a contratação do seguro, são necessários alguns documentos que a empresa deve providenciar. Podem existir algumas variações entre as exigências das seguradoras, mas, de maneira geral, os principais documentos são:
- CNPJ;
- contrato social;
- alvará de funcionamento;
- inscrições estadual e municipal;
- guias de recolhimento fiscal;
- CPF de um dos donos da empresa.
Analisar o conteúdo da apólice
Você deve providenciar uma leitura geral do contrato antes da assinatura. Trata-se de uma avaliação completa e detalhada da apólice com os dados fornecidos e as coberturas pretendidas.
Quais são as coberturas de um seguro empresarial?
Quando falamos em seguro empresarial, estamos tratando de uma série de coberturas essenciais para proteger tanto os bens da empresa quanto seus colaboradores.
Vale destacar que uma apólice bem estruturada ajuda a garantir a continuidade do negócio, proteger a imagem da empresa e evitar prejuízos significativos.
Tendo isso em mente, separamos as principais coberturas dos seguros empresariais que podem fazer toda a diferença no dia a dia da sua operação para que você possa conhecê-los e fazer a melhor escolha para o seu negócio. Acompanhe!
Cobertura básica
Todo seguro empresarial inclui uma cobertura obrigatória contra incêndio, raio e explosão. Isso significa que, independentemente do segmento da sua empresa, você terá uma base sólida de proteção contra eventos que podem causar danos estruturais e materiais.
Coberturas adicionais
Além da cobertura básica, as seguradoras oferecem diversas proteções adicionais, que podem ser escolhidas conforme as necessidades do seu negócio. Entre as principais estão:
- danos elétricos;
- roubo e furto qualificado;
- responsabilidade civil;
- lucros cessantes — nesse caso, é possível dar continuidade financeira caso sua empresa precise interromper as atividades devido a um sinistro coberto;
- despesas fixas, cobrindo custos importantes como aluguel, energia e água caso o negócio precise suspender as operações temporariamente;
- danos causados por eventos naturais.
Assistências e benefícios exclusivos
Além das coberturas, muitas seguradoras oferecem assistências essenciais para o dia a dia da empresa, como serviços de chaveiro, eletricista, encanador e reparos emergenciais. Em alguns casos, você pode até mesmo escolher benefícios extras, como detector de fumaça ou câmera Wi-Fi.
Qual é a importância do seguro empresarial?
O seguro empresarial é parte essencial das medidas de garantia de continuidade dos negócios. A preservação do patrimônio da empresa, desse modo, é uma iniciativa estratégica.
Alguns riscos podem variar de uma empresa para outra, principalmente em razão da atividade de cada uma. No entanto, qualquer empresa pode sofrer uma perda significativa em razão de intempéries, inadimplências contratuais ou ações criminosas.
Assim, a tranquilidade necessária para focar na produção ou prestação de serviços é indispensável. Nesse sentido, o melhor instrumento é a apólice de seguros da empresa.
Como escolher um seguro empresarial?
Com tantas opções e coberturas diferentes no mercado, é natural que você se sinta perdido, mas não se preocupe: com as informações certas em mãos, você pode encontrar a apólice que se encaixa perfeitamente às necessidades da sua empresa.
Antes de tudo, é essencial entender que cada plano oferece um tipo de cobertura, com um preço correspondente. Por isso, é muito importante ler muito bem a apólice para entender o que está contratando e quais são os seus direitos.
Outro ponto de atenção é que o ambiente de negócios está em constante evolução. As novas tecnologias, o home office e as entregas cada vez mais rápidas trazem novas responsabilidades e riscos para as empresas.
Logo, a sua cobertura deve acompanhar essas mudanças. Nesse sentido, lembre-se de incluir garantias específicas para imprevistos no home office, danos relacionados a entregas e outros riscos que são comuns no seu segmento.
Se o seu negócio depende de um imóvel para operar, considere uma cobertura que inclua proteção contra a perda ou pagamento de aluguel. Caso seu espaço de trabalho precise ser desocupado por algum motivo coberto pelo seguro, essa garantia vai assegurar que o aluguel seja pago enquanto você resolve a situação.
Para concluir, é importante lembrar que a revisão regular da sua apólice é fundamental. Se o seu negócio expandiu a operação ou introduziu novos produtos ou serviços, sua cobertura pode precisar ser ajustada para atender a esses novos riscos.
O que é a apólice de seguro empresarial?
A apólice de seguro empresarial é um contrato legal que define todos os direitos e obrigações, tanto da seguradora quanto da sua empresa (o segurado). Ela não é apenas um papel qualquer — é o documento que regula o que está coberto, como será o pagamento, quais riscos estão protegidos e todos os detalhes essenciais da relação de seguro.
Com isso, você já sabe o que fazer para contratar um seguro empresarial e pode dedicar sua atenção ao desempenho dos negócios.
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