Os famosos Food Trucks têm se popularizado nos últimos anos, ocupando o seu espaço no mercado e ganhando relevância entre os consumidores. Nesse contexto, o cuidado com a manipulação de alimentos se tornou um dos temas centrais envolvendo os restaurantes itinerantes.
Pensando nisso, desenvolvemos este post especial, trazendo informações e dicas de boas práticas para os profissionais que atuam em restaurantes sobre rodas. Continue a leitura!
A manipulação de alimentos é um dos processos mais complexos e delicados para os profissionais que atuam em restaurantes, comercializando produtos preparados.
O primeiro processo que envolve a preparação é o chamado pré-preparo, ou “mise en place”. O recomendado é que os donos de Food Truck realizem essa etapa em cozinhas com alvará sanitário. A utilização de um ambiente adequado para o manuseio dos alimentos é fundamental para a segurança sanitária.
As boas práticas dentro de uma cozinha começam antes mesmo da compra do alimento. Por isso, a escolha de fornecedores idôneos e que tenham alvará sanitário válido é imprescindível. Os responsáveis devem adquirir os insumos de origem animal apenas de empresas que possuam registro no Ministério da Agricultura (MAPA).
Após a aquisição dos produtos, é necessário se atentar também para a questão do armazenamento. Os responsáveis devem equipar a cozinha com geladeiras e freezers, e guardar rapidamente os alimentos perecíveis no local com a temperatura ideal.
Durante o armazenamento, os responsáveis devem tomar cuidado para evitar a contaminação cruzada. Para isso, devem manter os produtos embalados em suas embalagens de origem, com as respectivas etiquetas de identificação.
Os responsáveis devem manter o selo de procedência até a utilização completa dos alimentos de origem animal, já que a vigilância sanitária pode exigi-lo em caso de fiscalização.
Toda pessoa que realiza a preparação de alimentos em um Food Truck precisa conhecer as boas práticas para manipulação adequada dos insumos.
Entre as regras, vale destacar a necessidade de manter os alimentos perecíveis por no máximo 30 minutos em temperatura ambiente e de atingir a temperatura mínima de 70°C no cozimento.
Após a preparação é preciso armazenar os alimentos, protegidos e etiquetados com data de produção e validade. Quando estiverem prontos, eles devem ser mantidos refrigerados abaixo dos 5°C, ou congelados até o dia da sua comercialização.
Depois de devidamente preparados, o transporte dos produtos para o truck deve ser feito com atenção às boas práticas, e isso inclui a proteção e embalagem específicas.
Alimentos resfriados e congelados precisam ser transportados em caixas térmicas vedadas. Além disso, a empresa deve ter um carro com licença sanitária, sendo proibido o uso de veículo particular para o transporte de alimentos.
O processo final de preparação dos produtos no Food Truck também deve considerar o cuidado com as normas sanitárias. Além da temperatura e do armazenamento, é preciso dar uma atenção especial também às questões que envolvem a contaminação cruzada.
Por fim, é importante também que o empresário do setor de alimentação em Food Truck invista em um seguro específico, para trazer mais segurança e cobertura total do negócio. Hoje, o mercado oferece apólices direcionadas para o setor, com assistência 24hs, inclusive nos finais de semana e feriados.
Gostou deste artigo sobre manipulação de alimentos? Então continue conosco e leia também nosso post sobre alimentos funcionais.
Pouca gente percebe como um seguro bem alinhado com as demandas do negócio é estratégico.…
Você aceitaria viajar em um carro sem motorista enquanto relaxa, trabalha ou assiste a um…
A automação não é mais um cenário distante de ficção científica. Ela já faz parte…
A Agência Nacional de Saúde Suplementar tem a responsabilidade de regular o mercado para garantir…
Desde primeiro de janeiro de 2025, uma mudança da Receita Federal está em vigor, afetando…
Você aceitaria receber um pedido por robô? Essa pergunta, que parece saída de um filme…
Leave a Comment