KPI (key performance indicator) é uma ferramenta popular para medir resultados na gestão de negócios. Afinal, eles não apenas ajudam a mensurar os ganhos. São úteis para identificar riscos, tendências e definir objetivos e metas a serem atingidos.
Então, nada mais natural do que usá-los também na gestão de pessoas, uma das áreas mais estratégicas de qualquer empresa. Com ajuda dos KPIs, os times de RH podem mais facilmente avaliar a eficácia de sua estratégia, o engajamento e a satisfação dos funcionários e identificar melhorias de gestão como um todo.
Você deve definir os indicadores de acordo com a realidade do seu negócio, pois não existe uma receita de bolo ou um conjunto de itens que sirva para todas as situações.
Somente em RH, existem dezenas e dezenas de indicadores que podem ser levados em conta na avaliação da gestão: absenteísmo, rotatividade, treinamento, índice de diversidade, custo dos benefícios, percentual de horas extras e clima organizacional, entre outros.
Após definir os temas e indicadores, o próximo passo é obter ferramentas de inteligência de negócios para medir os resultados com precisão, começando pelos KPIs dos principais públicos, como colaboradores, clientes, sociedade e fornecedores.
O próximo passo é usar esses KPIs no planejamento estratégico do negócio, garantindo que a empresa leve seus resultados em conta nas decisões mais importantes. Importante: cada indicador deve ter um profissional ou área responsável por engajar e cobrar por resultados.
Para que os indicadores cumpram sua função, defina-os claramente e apresente-os de forma intuitiva e autoexplicativa. Realize reuniões periódicas para divulgar, explicar e avaliar os KPIs.
Para cumprir a sua função estratégica, os indicadores precisam ser conhecidos e divulgados: informação que fica retida na cabeça ou na gaveta de alguém não tem o poder de engajar e direcionar as pessoas na busca pelo melhor desempenho da organização.
Os KPIs são uma maneira de estabelecer uma cultura de planejamento nas organizações alinhada à busca por resultados e à conquista de metas previamente planejadas. Quando se trata da área de pessoas, em que há grande quantidade de temas de difícil mensuração, os KPIs ajudam a torná-los mais concretos.
Quanto mais os indicadores ajudarem na identificação dos problemas e pontos de melhoria da gestão dos funcionários, maior será sua importância estratégica. Para isso, eles precisam de acompanhamento constante e de análise das informações geradas para encontrar oportunidades para melhoria.
Neste post, explicamos o que é key performance indicators (KPI) e como eles podem influenciar a boa gestão dos recursos humanos de uma empresa. Se você gostou desse tema e quer saber mais sobre gestão, seguros e finanças, entre outros assuntos, assine a nossa newsletter!
Virada de ano chegando? É hora de organizar documentos, rever metas — e atualizar seus…
Comparar o Seguro Empresarial com o Seguro para MEI é essencial para entender qual alternativa…
Vamos falar sobre um assunto de grande importância e que pode até mesmo gerar multa…
Infográfico O seguro para empresas é um serviço muito importante para as organizações. Conheça suas…
O Dia dos Pais é uma das datas mais emocionantes do ano, marcada por homenagens,…
Embora muita gente ainda veja a inovação nas empresas como um simples aprimoramento tecnológico, o…
Leave a Comment