O KPI, sigla para key performance indicator (indicador-chave de desempenho), é uma das ferramentas mais populares para a medição de resultados na gestão de qualquer negócio. Afinal, eles não apenas ajudam a mensurar os ganhos. São úteis para identificar riscos, tendências e definir objetivos e metas a serem atingidos.
Então, nada mais natural do que usá-los também na gestão de pessoas, uma das áreas mais estratégicas de qualquer empresa. Com ajuda dos KPIs, os times de RH podem mais facilmente avaliar a eficácia de sua estratégia, o engajamento e a satisfação dos funcionários e identificar melhorias de gestão como um todo.
Os indicadores devem ser definidos de acordo com a realidade de seu negócio, isto é, não existe uma receita de bolo ou um kit de itens a serem medidos que servem para qualquer situação.
Somente em RH, existem dezenas e dezenas de indicadores que podem ser levados em conta na avaliação da gestão: absenteísmo, rotatividade, treinamento, índice de diversidade, custo dos benefícios, percentual de horas extras e clima organizacional, entre outros.
Definidos os temas e os indicadores, o próximo passo pode ser a aquisição ou formatação de ferramentas de inteligência de negócios que ajudem a medir com exatidão os resultados que estão sendo entregues pela área. Um bom começo é definir os KPIs a partir dos principais públicos do negócio, desde colaboradores até os clientes, passando pela sociedade e fornecedores, entre outros.
O próximo passo é usar esses KPIs no planejamento estratégico do negócio, garantindo que seus resultados sejam levados em conta nas decisões mais importantes da empresa. Importante: cada indicador deve ter um profissional ou área responsável por engajar e cobrar por resultados.
Para que os indicadores cumpram sua função, eles precisam estar claramente definidos e ser apresentados de maneira intuitiva e autoexplicativa. Periodicamente, é necessário que haja reuniões nas quais os KPIs sejam divulgados, explicados e avaliados.
Para cumprir a sua função estratégica, os indicadores precisam ser conhecidos e divulgados: informação que fica retida na cabeça ou na gaveta de alguém não tem o poder de engajar e direcionar as pessoas na busca pelo melhor desempenho da organização.
Os KPIs são uma maneira de estabelecer uma cultura de planejamento nas organizações alinhada à busca por resultados e à conquista de metas previamente planejadas. Quando se trata da área de pessoas, em que há grande quantidade de temas de difícil mensuração, os KPIs ajudam a torná-los mais concretos.
Quanto mais os indicadores ajudarem na identificação dos problemas e pontos de melhoria da gestão dos funcionários, maior será sua importância estratégica. Para isso, eles precisam de acompanhamento constante e de análise das informações geradas para encontrar oportunidades para melhoria.
Neste post, explicamos o que é key performance indicators (KPI) e como eles podem influenciar a boa gestão dos recursos humanos de uma empresa. Se você gostou desse tema e quer saber mais sobre gestão, seguros e finanças, entre outros assuntos, assine a nossa newsletter!
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