Conceder benefícios para funcionários é uma excelente estratégia de relacionamento. A maioria dos trabalhadores leva em consideração o chamado plano de benefícios da empresa quando se trata da ocorrência de turnover.
No entanto, para conseguir essa vantagem estratégica é preciso conhecer os principais benefícios que sua empresa pode oferecer. Dentre esses, os mais populares entre os funcionários são o vale-refeição e o seguro saúde.
Os benefícios de vale-alimentação e vale-refeição são sempre muito bem-vindos, em especial para os funcionários de faixas salariais menores. Eles são capazes de cobrir despesas significativas e representam uma grande facilidade para o profissional em geral.
Atualmente oferecido na forma de um cartão magnético, o vale-refeição é o benefício mais comumente oferecido pelas empresas. O funcionário deve usar o vale alimentação para adquirir víveres em supermercados, padarias e estabelecimentos congêneres, e não para as refeições diárias.
A oferta desses dois benefícios constitui um incentivo a mais para os colaboradores em geral. Na verdade, sua prática é tão comum que as empresas que não os oferecem despertam certa estranheza entre os trabalhadores.
O vale-cultura é um benefício concedido com vistas ao acesso a programas culturais brasileiros, para o aprimoramento dos trabalhadores. Por ser cumulativo, pode-se deixar para fazer uso após um certo tempo, a fim de alcançar um valor necessário para um evento mais caro.
O benefício pode ser utilizado em objetos culturais como:
A empresa oferece o vale cultura na forma de cartão magnético que, independentemente do uso, recebe um crédito mensal. Ela deve conceder esse benefício aos trabalhadores formais (com carteira assinada).
Com relação aos rendimentos, preferencialmente é oferecido para aqueles que recebem até 5 salários-mínimos. Atendida essa premissa, a empresa define a quais colaboradores fornecer o cartão.
Constitui, em resumo, a chamada bolsa de estudo. Além de ser um excelente benefício para o funcionário, permite à empresa aprimorar a formação de seus colaboradores.
Assim, o incentivo à educação auxilia no retorno dos funcionários aos bancos escolares para cursos de graduação, extensão universitária e especializações. A empresa também pode conceder incentivos para o aprimoramento técnico da atividade desenvolvida pelo funcionário.
As bolsas de estudo oferecidas podem ser totais ou parciais. Uma grande vantagem é que, quando a empresa aplica recursos em formação profissional ou tecnológica, ela reverte esses valores para si mesma.
O seguro saúde é o mais importante benefício que as organizações concedem aos seus colaboradores. Não sem razão, é um forte instrumento de retenção de talentos na empresa.
Um seguro saúde empresarial consiste em garantir coberturas médicas, odontológicas e hospitalares. Ele é constituído por módulos de abrangência diferentes que permitem contratar serviços totalmente adequados às principais necessidades dos segurados.
Desse modo, um conjunto de benefícios que a empresa pode oferecer, além de valorizar os colaboradores, apresenta uma forte influência na retenção dos profissionais. De modo geral, benefícios para funcionários estimulam a produtividade e reduzem o turnover na equipe.
Sua empresa já concede alguns benefícios? Como tem sido essa experiência? Deixe um comentário para contribuir com o assunto!
Infográfico O seguro para empresas é um serviço muito importante para as organizações. Conheça suas…
O Dia dos Pais é uma das datas mais emocionantes do ano, marcada por homenagens,…
Embora muita gente ainda veja a inovação nas empresas como um simples aprimoramento tecnológico, o…
Proteger suas informações pessoais nunca foi tão importante, principalmente com a popularização das redes sociais.…
As viagens corporativas estão totalmente integradas à rotina de planejamento de muitas empresas. Se você…
O seguro empresarial tem o objetivo de resguardar as empresas contra possíveis imprevistos e trazer…
Leave a Comment