5 cuidados na renovação de seguro residencial!

Residencial
24/10/2018

Por: Milena

O seguro é algo que precisa estar presente e ativo em sua vida constantemente. Assim, a renovação de seguro residencial deve ser conduzida com atenção para que não se percam os prazos definidos.

Esse é um seguro considerado multirrisco, o que significa que tem amplas possibilidades de cobertura conjugadas em uma única apólice. As coberturas básicas alcançam os prejuízos provocados por queda de raio, incêndio e explosão. A partir disso, outras possibilidades podem ser contratadas, como coberturas contra desmoronamento, danos elétricos, roubo, entre outras.

Qualquer que seja o seu caso, não deixe o seguro alcançar sua data de vencimento sem providenciar sua renovação. Neste post, conheça 5 cuidados na hora de renovar o seguro residencial.

1. Fique atento ao vencimento

Cada apólice de seguro vale exatamente pelo período previsto para sua vigência. É possível perder uma cobertura por questão de minutos.

Assim, esteja sempre atento ao vencimento de seu seguro residencial. Entre em contato com sua corretora cerca de 10 dias antes do vencimento, a fim de ter tempo hábil para fazer qualquer alteração necessária.

2. Observe as alterações contratuais

Quando se faz o seguro pela primeira vez, diversas informações são fornecidas. O preço do seguro é calculado a partir desses dados cadastrais, das condições e do tipo do imóvel, e das coberturas definidas.

Quando chega o momento da renovação, se houver qualquer alteração nesses dados, é preciso proceder às respectivas correções. Isso envolve, entre outras, situações como:

  • mudança de endereço;
  • alteração de outros dados cadastrais;
  • aquisição de aparelhos eletrônicos ou eletrodomésticos;
  • inclusão ou retirada de garantias;
  • reforma ou ampliação do imóvel.

3. Conheça sua classe de bônus

O seguro residencial tem uma classe de bônus, isso é, descontos progressivos oferecidos pelas seguradoras quando não há ocorrência de sinistros. Essa bonificação é progressiva, o que significa que, a cada renovação sem sinistro na vigência anterior, o valor do desconto aumenta.

Além da utilização do seguro em situação de sinistro, a renovação com atraso também provoca perda da bonificação conquistada. Assim, verifique qual a sua classe de bônus na hora da renovação e considere o desconto devido.

4. Defina os serviços que você deve contratar

Por ser multirrisco e ter um elenco diversificado de coberturas adicionais possíveis, quando for renovar, defina aquelas de que você realmente precisa. Do mesmo modo, considere os serviços de assistência anteriormente contratados ou outros ainda não previstos e estabeleça suas necessidades.

5. Certifique-se de operar com uma corretora regular

Sua melhor companhia na contratação ou renovação de seguros é sua corretora. Por isso, esteja certo de operar com uma instituição profissional regular e que ofereça bons serviços.

Confira a situação da corretora junto ao órgão regulamentador, a Superintendência de Seguros Privados (Susep). Ao mesmo tempo, certifique-se de que tem uma boa avaliação no mercado. As mesmas considerações valem para a seguradora.

Com esses cuidados, a renovação de seguro residencial será facilmente conduzida com sua corretora de seguros.

Gostou deste post? Assine nossa newsletter e esteja sempre informado sobre tudo que é importante em matéria de seguros para você, sua família e sua empresa.

Cadastre-se e receba nosso conteúdo exclusivo