O sucesso de uma empresa está atrelado a uma boa gestão que reúna conhecimento de mercado, atendimento de qualidade e controle de riscos. Por isso, muitas empresas utilizam o seguro empresarial, mecanismo que ajuda a garantir a sua segurança do negócio e dos seus funcionários.
Neste contexto, é importante que os gestores entendam o funcionamento da apólice, as coberturas e serviços como a assistência seguro. Pensando nisso, preparamos este artigo com informações sobre um assunto que costuma gerar dúvidas na hora de contratar um seguro empresarial: a assistência seguro.
Entenda o que é, qual a diferença, a assistência e a cobertura, as vantagens da contratação e outros aspectos práticos relevantes relacionados ao assunto!
O que é a assistência do seguro?
A assistência do seguro é uma opção complementar que pode ser adicionada ao contrato de seguro. Ela contempla serviços “adicionais” que visam trazer comodidade ao seguro caso ocorra algum sinistro.
Para compreender o que é e como funciona a assistência seguro, é necessário que você conheça alguns conceitos básicos.
- Seguro empresarial: é um tipo de seguro que tem o objetivo de proteger o patrimônio e as operações de uma empresa. A contratação se materializa por meio de um contrato firmado entre a seguradora e uma pessoa jurídica, no documento, são descritos as coberturas e sinistros que garantem o direito de indenização.
- Apólice de seguro: é o contrato do seguro, propriamente dito. Nele, estão contemplados todos os direitos e deveres da parte contratante e contratada.
- Coberturas: são as garantias de proteção contra determinados riscos. A cobertura garante o pagamento de indenização caso aquela situação se concretize, havendo danos no patrimônio.
Para ajudá-lo a entender como isso se reflete na prática, vamos pensar em um exemplo. Imagine que você tem um restaurante e contratou um seguro. Na apólice, uma das coberturas é contra incêndios.
Assim, caso ocorra um incêndio (respeitados os termos da apólice) seu restaurante terá direito de receber a indenização, cobrindo as perdas causadas pelo evento — no universo dos seguros, esse incêndio seria chamado de sinistro.
Provavelmente você está se perguntando: e onde entra a assistência? Nesta situação, a assistência seria um conjunto de serviços adicionais oferecidos pelo seguro que incluiriam, por exemplo, reparos emergenciais e limpeza no restaurante.
Qual é sua diferença entre assistência e cobertura do seguro?
A cobertura trata, especificamente, do pagamento da indenização, enquanto a assistência contempla serviços oferecidos como meio de trazer praticidade na resolução do problema. Vale destacar que as características e particularidades da assistência variam conforme o que ficou definido entre as partes na apólice de seguro.
Assim, encontramos uma diferença significativa entre os dois conceitos. A cobertura paga as perdas por meio da indenização, enquanto a assistência oferece um suporte por meio de serviços, atrelados à ocorrência do sinistro.
Por esse motivo, é importante que os gestores contem com o suporte de um corretor de confiança, profissional que poderá auxiliar na definição das melhores coberturas e serviços de assistência a partir da análise das particularidades de cada empresa.
Quais as vantagens da assistência seguro empresarial?
A assistência seguro empresarial é sinônimo de praticidade para as empresas. Ela contempla serviços com a função de tornar mais simples o processo que envolve a resolução de problemas após a ocorrência do sinistro.
Um sinistro, como o incêndio citado em nosso exemplo anterior, não tem como problema apenas as perdas financeiras, existem questões práticas, como a limpeza do local, que precisam ser resolvidas.
A assistência seguro visa oferecer praticidade e comodidade para os segurados. Você não precisa procurar um serviço de limpeza, basta acionar a seguradora, que resolverá essas situações pontuais.
Lembre-se de que as assistências devem estar previstas na apólice de seguro, todas as coberturas e serviços são executados a partir do que foi contratado. Daí, destacamos, mais uma vez, a importância de avaliar suas necessidades e ter atenção no momento da contratação.
Por que contratar um seguro empresarial?
Para ter acesso à assistência seguro, é claro, você precisa ter um seguro. Mas será que vale a pena contratar um seguro empresarial? A seguir, listamos algumas vantagens do ponto de vista das empresas. Confira!
Flexibilidade
Você pode personalizar o seguro empresarial conforme as necessidades da sua empresa. Essa flexibilidade permite a adaptação de coberturas e assistências segundo a realidade e os riscos inerentes a cada negócio.
Controle financeiro
Ser empresário é estar diariamente em contato com muitos riscos. Essas ameaças sempre têm uma relação com as finanças. O seguro empresarial visa ajudar justamente nesse ponto.
Existem vários problemas que podem ser resolvidos rapidamente graças ao contrato de seguro. Em uma análise simples de custo-benefício, é muito fácil perceber que o seguro ajuda na mitigação de riscos financeiros em empresas de diferentes portes.
Com uma apólice de seguro bem estruturada, a sua empresa tem maior segurança e controle financeiro.
Diversidade de coberturas
Há inúmeras opções de coberturas no seguro empresarial, que podem ajudar você a se sentir mais confiante em relação ao seu negócio. Confira a seguir alguns exemplos:
- incêndio;
- queda de raio;
- furto e roubo;
- deterioração de Mercadorias;
- danos em equipamentos eletrônicos;
- danos elétricos.
Lembre-se: o seguro empresarial oferece várias coberturas e pode ser personalizado conforme as necessidades da empresa.
Assistências do seguro
As assistências do seguro referem-se aos serviços adicionais oferecidos pelas seguradoras para auxiliar os segurados em situações específicas, além da cobertura básica do seguro. Veja alguns exemplos:
- assistência técnica: prestação de serviços especializados para resolver problemas técnicos relacionados a equipamentos, máquinas ou sistemas essenciais para as operações da empresa;
- assistência jurídica: oferece suporte financeiro independentemente da decisão judicial ou sentença;
- assistência em caso de incêndio: além da cobertura básica, também envolve avaliação de riscos e auxílio na reconstrução após um sinistro.
- assistência 24 horas: prestação de serviços de emergência 24 horas por dia, como guincho para veículos com problemas mecânicos, chaveiro em caso de perda de chaves, entre outros.
Como você pode ver, a assistência seguro contempla a personalização da apólice de seguro. Contratar seguros empresariais com as coberturas adequadas e a assistência pode fazer toda diferença no suporte recebido durante a ocorrência de um sinistro.
Lembre-se de buscar o suporte de corretoras de seguro que ajudem na análise das suas necessidades, facilitando a escolha de produtos alinhados às demandas do seu negócio.
Gostou do conteúdo e quer aprender mais sobre o assunto? Então, confira o nosso artigo sobre Como minimizar os riscos de acidente com o seguro empresarial?