A CNH é exigida de todos os que desejam conduzir veículos automotores no Brasil. Entre suas particularidades, ser separada em categorias — de A até E —, tende a gerar uma dúvida comum: vale a pena tirar carteira de moto?
Não à toa, uma vez que o documento dessa modalidade (letra A) é o único cujo processo não está incluso nos demais, a exemplo da C que abrange ainda os direitos da B, da D que soma as duas anteriores e da E que reúne as outras três também. Logo, para dirigir esse meio de transporte é necessário participar do treinamento específico, mesmo já tendo habilitação.
Apesar disso, essa licença permite que os motoristas usufruam de vantagens que somente uma motocicleta disponibiliza. Que tal entender cada uma delas e o passo a passo para obter essa autorização?
No Brasil, o tipo de veículo que um motorista pode conduzir varia de acordo com a categoria de Carteira Nacional de Habilitação que ele tem, uma vez que o processo de treinamento exigido para sua concessão é específico.
Nesse contexto, tirar carteira de moto e outros meios de transporte com duas ou três rodas se refere a obter uma CNH classificada como A. Já as demais modalidades dão direito a pilotar os automóveis com quatro ou mais pneus, divididos conforme seu peso e número de passageiros, em que a letra:
Ainda, é possível encontrar as subcategorias B1, C1, CE, C1E, D1 e D1E que existem para atender a demandas internacionais, seguindo os padrões que os brasileiros precisam apresentar para dirigir no exterior.
A grande diferença entre a CNH A e as demais é que o direito de conduzir uma motocicleta não está incluído em nenhum outro processo de concessão do documento. Dessa forma, é comum haver quem se questione se e quando vale a pena tirar carteira de moto, não é mesmo?
Todavia, há muitas vantagens para aqueles que desejam começar com essa autorização ou pretendem adicionar essa categoria em seu documento. A primeira é o custo acessível de comprar esse tipo de veículo, que se soma com um baixo consumo de combustível e preço de manutenção, para criar uma excelente vantagem financeira.
Na rotina, também existem ganhos. Pense só: por ser um bem pequeno, estacionar é muito mais fácil. Além disso, é uma boa opção para lidar com o trânsito. Portanto, os condutores que vivem nos grandes centros urbanos conseguem mais tempo e mobilidade utilizando esse automóvel para se locomoverem.
Agora, que tal entender requisitos, práticas e burocracias envolvidos no processo de obter sua CNH categoria A? Veja cada etapa!
Para tirar carteira de moto é necessário ter mais de 18 anos, saber ler e escrever, bem como estar em dia com as obrigações eleitorais e militares. Além disso, é exigido apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência. Atende a esses requisitos? Bora para o passo 2?
Quem vai tirar a primeira habilitação precisa preencher um formulário que serve para a inscrição no processo. Isso é feito no site do Departamento Estadual de Trânsito ou pessoalmente e, como os demais passos daqui para frente, requer o pagamento de uma taxa.
Dirigir qualquer veículo automotor demanda responsabilidade. Por isso, é exigido que o interessado comprove aptidão física e mental por meio de exames a serem realizados na clínica indicada no Documento de Arrecadação Estadual relativo à taxa dessa etapa. Nesse caso, são dois procedimentos: médico e psicotécnico.
Conhecimentos sobre pilotagem, funcionamento de veículos, normas de trânsito, como agir diante de determinadas situações e muito mais estão entre os tópicos abordados no curso teórico que tem no mínimo 45 horas. Assim, são muitas dicas para facilitar a vida do futuro motorista.
Para ter certeza que o interessado em tirar carteira de moto assimilou adequadamente o que foi ensinado no curso teórico é aplicada uma prova escrita com perguntas de múltipla escolha relacionadas a formação.
Depois da teoria vem a prática, certo? Nessa situação, são pelo menos 20 horas de aulas que ensinam a dirigir o veículo. Basicamente, elas ocorrem em um local seguro sob a orientação de instrutores treinados.
Da mesma forma que aconteceu após das aulas teóricas, o curso prático também é seguido por uma prova que visa comprovar que o interessado está apto a dirigir com segurança. Se passar, a próxima medida é emitir a CNH, viu?
Aqueles que já têm habilitação de outra categoria e querem acrescentar a autorização para dirigir uma moto, precisam saber que o caminho apresenta algumas diferenças. A começar por necessitar estar com o cadastro atualizado e a habilitação regular. Isto é, não ter cometido infrações graves ou gravíssimas, nem ter rescindido nas médias no último ano.
Além disso, o curso teórico está dispensado e a formação prática é menor, com somente 15 horas. No entanto, pode ser obrigatório realizar um exame toxicológico se você tem carteira nas modalidades C, D e E.
Depois de tirar carteira de moto, chegou a hora de adquirir o modelo ideal de veículo, concorda? Para escolher, é importante prestar atenção a alguns detalhes, como a altura, visando garantir que seus pés toquem o chão, e o peso da máquina.
Outro ponto útil a avaliar é o foco. Ou seja, se vai andar na cidade, na estrada ou em vias de terra. Por fim, não deixe de contratar um seguro para proteger você e o bem de roubos, colisões ou imprevistos desde o primeiro dia.
Tirar carteira de moto envolve várias etapas. Entretanto, esse tipo de veículo conta com diversas vantagens que fazem valer a pena ter uma CNH categoria A. Só não esqueça de aproveitar as dicas e investir num seguro para rodar por aí protegido, tá?
Achou este conteúdo relevante? Então compartilhe nas suas redes sociais para mais pessoas terem acesso a essas informações!
Empresas de todo o Brasil precisam se adaptar a cada nova mudança nas Normas Regulamentadoras…
Tempo de Leitura: 4 minutosSua empresa precisa estar segura, principalmente em relação ao patrimônio, para…
Plano de saúde, doença preexistente… Afinal, será que é possível ter um plano mesmo já…
Sua empresa quer realizar atividades corporativas engajantes e descontraídas? Já pensou em propor eventos ao…
Motos e carros de luxo constituem um sonho para muitas pessoas. Algumas estão em vias…
Quem dera instalar câmeras de segurança e fechaduras reforçadas bastasse para proteger um imóvel. A…
Leave a Comment