Toda empresa que preza o bem-estar do seu time precisa pensar em contratar um seguro de vida para funcionários. A verdade é que, por mais planejado que seja, o futuro é incerto e imprevistos podem acontecer.
Quando o colaborador entende que a empresa se preocupa com a sua saúde e, inclusive, demonstra cuidado com a família dele, a sua produtividade e dedicação aumentam — o que contribui para uma melhora significativa dos resultados do negócio.
Porém, quando o assunto é seguro de vida para funcionários, muitas dúvidas começam a surgir, principalmente em relação à obrigatoriedade desse benefício.
Neste artigo, vamos falar justamente sobre isso. Continue a leitura até o final e fique por dentro desse assunto.
O seguro de vida é um benefício que oferece assistência financeira aos funcionários de uma empresa quando algum imprevisto acontece. Isso significa que ele pode ser usado não só em uma situação extrema, como no caso do falecimento do colaborador, mas sempre que algo inesperado surgir, seja uma incapacidade temporária, uma invalidez ou até mesmo uma doença grave.
O suporte oferecido pelo seguro de vida é financeiro, pois o objetivo é fazer com que a família tenha recursos suficientes para passar por esse momento difícil sem comprometer o orçamento familiar.
A legislação brasileira não determina a obrigatoriedade da contratação do seguro de vida para funcionários. Porém, é preciso prestar atenção, uma vez que existem convenções coletivas em alguns segmentos de trabalho considerados de risco que obrigam a empresa a oferecer esse tipo de benefício aos seus colaboradores.
O seguro de vida para funcionários pode ser muito útil em diferentes circunstâncias. Veja só:
Além de trazer comodidade ao colaborador, o seguro de vida incentiva um maior comprometimento com os resultados da empresa.
Empresas que pensam no bem-estar dos seus colaboradores têm mais chances de sucesso. Isso porque, quando se sentem valorizados, os talentos tendem a permanecer na organização por mais tempo, gerando bons resultados.
No entanto, não é só isso que você — e toda sua equipe — tem a ganhar com o seguro de vida para funcionários. A seguir, listamos as principais vantagens que esse benefício pode oferecer. Acompanhe!
Esse benefício se aplica a empresas enquadradas no regime tributário de Lucro Real. Isso é possível porque o benefício é classificado como despesas operacionais. Logo, esse tipo de despesa pode ser deduzida da base de cálculo do Imposto de Renda, reduzindo, assim, o lucro tributável da empresa.
Por mais que ninguém goste de cogitar uma situação de risco, é importante se preparar para elas — e é aqui que o seguro de vida aparece como um excelente aliado para amparar tanto as famílias quanto os colaboradores.
Imagine a seguinte situação: o funcionário sofre um acidente que o impede de trabalhar pelo período de 3 meses. Nesse período, ele receberá pelo INSS. Porém, o valor que será recebido pela autarquia costuma ser menor do que, de fato, ele recebe todos os meses.
Em uma situação como essa, o seguro de vida ampara financeiramente as famílias, permitindo que elas não atrasem o pagamento de nenhum compromisso e, ainda, possam ter recursos suficientes para arcar com eventuais despesas médicas.
Quando uma empresa contrata um seguro de vida coletivo para seus funcionários, ela está comprando uma grande quantidade de apólices de uma só vez. Isso permite que a seguradora distribua os custos fixos entre um maior número de segurados, resultando em um custo per capita mais baixo. Em alguns casos, a seguradora também pode oferecer descontos significativos devido ao volume do negócio.
Nada é mais importante para o colaborador do que a certeza de que não ficará sozinho em um momento de crise. Nesse sentido, o seguro de vida passa a ele segurança, o que reflete positivamente na sua produtividade e na motivação de sempre entregar o seu melhor em tudo o que fizer.
Depende do tipo de acordo feito entre empresa e funcionário. Além disso, é importante observar as convenções coletivas de cada setor. No geral, existem três formas de pagamento:
Em relação ao valor do seguro de vida para funcionários, ele pode variar de acordo com as coberturas oferecidas e as políticas da empresa.
Agora, listamos os principais pontos que precisam ser observados na hora de contratar um seguro de vida. Tome nota:
O seguro de vida para funcionários é indispensável para empresas que desejam ter colaboradores mais engajados com suas metas e objetivos. Portanto, esse investimento se torna fundamental para quem deseja motivar sua equipe.
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