Da forma como percebemos, equilibrar proteção patrimonial com potencial de crescimento é fundamental para uma boa gestão. Entre as várias decisões estratégicas que precisam ser feitas, escolher a modalidade de garantia imobiliária é uma das mais importantes. Por isso, elaboramos este post especial sobre a fiança locatícia!
Primeiro, explicamos, de forma objetiva, os detalhes mais relevantes sobre o tema. Em seguida, comparamos essa modalidade com a opção mais tradicional da categoria, a garantia bancária. E, por fim, elencamos todos os diferenciais da fiança para que você tome uma decisão informada. Então, não perca tempo e acompanhe!
A fiança locatícia nada mais é do que uma garantia imobiliária. O seu principal objetivo é garantir que o proprietário do imóvel esteja protegido contra possíveis inadimplências do inquilino. Assim, quem fornece esse serviço (seguradoras) assume o risco e a responsabilidade de que as obrigações do contrato serão cumpridas.
Ainda que pareça um conceito recente, a verdade é que esse tipo de garantia já é uma solução bem comum no mercado imobiliário. E, atualmente, muitas empresas a utilizam como uma alternativa à garantia bancária, especialmente por oferecer uma série de vantagens importantes, principalmente em termos de acessibilidade.
Por assumir o risco e a responsabilidade do contrato, a fiança é um serviço contratado pelo próprio inquilino, que paga uma taxa pertinente a esse serviço, garantindo segurança à transação. Com essa garantia, o proprietário sabe que receberá incondicionalmente, e o inquilino acessa o imóvel desejado sem grandes burocracias.
Antes de responder essa pergunta, é legal entender que a garantia bancária tem um funcionamento um pouco diferente da fiança locatícia. Como sugere o nome, a garantia bancária é um produto bancário, e, portanto, o banco é que fica responsável pelo pagamento do aluguel em caso de inadimplência do locatário.
Já a fiança locatícia é uma solução sob medida, criada especialmente pelo mercado de seguros para o setor imobiliário. No fim, o resultado é uma garantia muito mais robusta e voltada para esse tipo de locação. Além de ser menos burocrática, a fiança locatícia também oferece um custo-benefício muito mais atraente para as empresas.
Além disso, a fiança também dá uma cobertura muito mais ampla, que vai desde o pagamento do aluguel até a cobertura de encargos legais. E é por essas razões que ela é uma opção muito mais interessante que a garantia bancária. Por isso, a resposta é sim, trocar a garantia bancária pela fiança locatícia vale a pena — e muito!
Ampla cobertura, agilidade contratual, tranquilidade, personalização e segurança jurídica: da forma como percebemos, essas são as vantagens competitivas mais relevantes da fiança locatícia. Inclusive, é justamente por oferecer esses diferenciais que a modalidade está ganhando tanto espaço no mercado. Dá uma olhada!
Diferentemente da garantia bancária, a fiança locatícia foi criada especialmente para o mercado imobiliário. Por esse motivo, a solução se destaca justamente por oferecer uma cobertura mais abrangente. Além de assegurar o pagamento integral do aluguel, ela também cobre outros custos importantes associados ao contrato de locação.
Por exemplo, se a empresa inquilina enfrentar dificuldades financeiras e se tornar incapaz de arcar com IPTU, taxas de condomínio ou outras despesas previstas no contrato, a fiança locatícia protege o proprietário, quitando essas pendências. No fim das contas, isso proporciona uma camada extra de segurança, que faz toda a diferença.
Um dos maiores destaques da fiança locatícia é a sua acessibilidade, tanto em termos de preço como de agilidade na hora da contratação. Enquanto a garantia bancária exige uma série de etapas e burocracias, a fiança oferece um processo simplificado e direto ao ponto, permitindo que os acordos sejam firmados com mais velocidade.
Não por acaso, a redução do tempo de espera impacta na agilidade da locação, permitindo que as empresas ocupem os imóveis mais rapidamente. Isso contribui não apenas para a eficiência da empresa, mas também para a sua gestão, uma vez que períodos longos de negociação podem resultar em perda de receita e produtividade.
Geralmente, tratando-se de produtos financeiros, muito se fala sobre rendimentos, taxas e estatísticas. Mas a realidade é que a fiança locatícia oferece uma vantagem subjetiva que vai muito além disso: a tranquilidade. Para o proprietário, ter a certeza de que os aluguéis e as demais despesas serão pagos tem um efeito altamente importante.
Isso não vale apenas para quem é dono do imóvel, mas também para quem o aluga. Afinal, ter uma fiança locatícia facilita (e muito) a contratação de um aluguel, pois agiliza o processo, elimina a necessidade de um fiador e não compromete grandes quantias dos seus recursos, tal como acontece por meio da garantia bancária.
Sem sombra de dúvidas, esse é o maior diferencial da fiança locatícia. Como é natural e esperado, todas as empresas são diferentes e, por isso, têm necessidades e características únicas — e isso não é diferente quando falamos de contratos de locação. A fiança tem a grande vantagem de ser adaptável a esse contexto.
Seja uma microempresa que está começando e precisa alugar um pequeno escritório, seja uma grande corporação que precisa de um espaço amplo para suas operações, a fiança pode ser moldada para atender às demandas específicas de cada contrato e cliente. Não por acaso, a fiança locatícia vem conquistando o consumidor.
No Brasil, a judicialização causada por inadimplência de aluguéis é extremamente comum, tanto entre pessoas físicas quanto entre as jurídicas. Por isso, contar com uma fiança locatícia é cada vez mais importante, pois ela reduz significativamente o risco de conflitos legais ao garantir que os termos do contrato sejam respeitados.
Ao contar com essa fiança, tanto o locatário quanto o locador têm a segurança de que os compromissos assumidos no contrato serão honrados, minimizando o risco de desentendimentos e até mesmo de processos legais. Isso traz paz de espírito e estabilidade à transação, que são qualidades bem-vindas em qualquer tipo de negociação.
Como pôde ver, a fiança locatícia é uma solução repleta de vantagens, que contribui para a eficiência e confiabilidade da negociação imobiliária. Por isso, optar por ela em vez da garantia bancária é uma tendência entre as empresas, que veem nessa solução uma chance de proteger o patrimônio e economizar seus recursos.
Agora que você tem uma noção completa sobre a fiança locatícia e todas as suas vantagens, é momento de considerar essa opção para a sua empresa. Para isso, basta acessar nossa página, conferir tudo o que temos a oferecer, porque somos líderes em nosso segmento, e entrar em contato!
Pouca gente percebe como um seguro bem alinhado com as demandas do negócio é estratégico.…
Você aceitaria viajar em um carro sem motorista enquanto relaxa, trabalha ou assiste a um…
A automação não é mais um cenário distante de ficção científica. Ela já faz parte…
A Agência Nacional de Saúde Suplementar tem a responsabilidade de regular o mercado para garantir…
Desde primeiro de janeiro de 2025, uma mudança da Receita Federal está em vigor, afetando…
Você aceitaria receber um pedido por robô? Essa pergunta, que parece saída de um filme…
Leave a Comment