Ter um automóvel ou uma moto própria é o sonho de muitos brasileiros. Você poderá usar o veículo de várias formas: para se locomover até o trabalho, fazer compras e passeios. Contudo, os altos preços costumam afugentar os interessados. A boa notícia é que é possível optar por outras modalidades para garantir o seu bem, como o consórcio de carro e moto.
William Carlos, técnico de seguros da Pulso, participa deste post para ajudar a esclarecer os principais pontos que você deve considerar antes de contratar um consórcio de carro ou moto. Boa leitura!
De modo geral, um consórcio funciona como uma espécie de poupança em grupo. Assim, cada um dos membros contribui mensalmente com uma quantia. Na modalidade que estamos abordando neste texto, o objetivo final é conquistar um carro ou uma moto.
Uma administradora intermedeia esse processo: ela coleta mensalmente os valores pagos pelos membros e usa os recursos para adquirir os veículos. Em cada assembleia, ela contempla ao menos um participante com o bem, por sorteio ou por lance — um adiantamento de parcelas que aumenta as chances de contemplação.
“A administradora desempenha um papel crucial na gestão e operação de um grupo de consórcios”, explica William Carlos. “Sua principal função é organizar, gerenciar e garantir o cumprimento das regras e regulamentos estabelecidos para que os participantes possam adquirir seus bens de forma segura e planejada“.
William Carlos explica as principais etapas do processo:
O técnico da Pulso chama atenção para uma forma de garantir a contemplação, conhecida como lance embutido: “é uma forma de oferta em que você utiliza uma parte do valor da carta de crédito para fazer um lance. “Você utiliza parte do valor já acumulado no consórcio, em vez de pagar um valor adicional para o lance”, explica.
Por exemplo: se você tem uma carta de crédito de R$ 100.000, pode usar uma parte desse valor (digamos, R$ 10.000), como lance. Você utilizará o restante da carta de crédito (R\$ 90.000) para comprar o bem ou serviço.
Agora, conheça os principais benefícios de optar pela compra do seu carro ou moto por meio de um consórcio de qualidade.
“O consorciado pode usar a carta de crédito para adquirir o veículo em qualquer lugar e negociar descontos como se estivesse comprando à vista”, explica William.
De acordo com o técnico de seguros, optar por um consórcio é uma excelente escolha para quem deseja comprar um carro ou moto de forma planejada, sem a pressa de uma aquisição imediata e com a vantagem de não pagar juros altos
Você não precisa necessariamente usar a carta de crédito logo após a contemplação. É possível conversar com a administradora, na hora de firmar o contrato, para entender melhor esse prazo. Além disso, o membro que a conquistou também pode negociar essa condição, caso deseje.
Diferentemente do que ocorre nos financiamentos, os consórcios não cobram juros — há apenas taxas administrativas.
“Consórcios são bons para quem quer economizar ao longo do tempo sem pagar juros, apenas essas taxas acordadas junto à administradora”, indica William Carlos.
O consórcio não tem tantas exigências de contrapartidas, o que o torna uma opção menos burocrática para conquistar um carro ou uma moto. A administradora aprova sua proposta sem exigir que você passe por diversas modalidades.
O técnico da Pulso Seguros orienta que você se informe bem e avalie cuidadosamente todos os pontos mencionados para tomar uma decisão consciente e segura.
William Carlos lista os principais pontos para se planejar para levar em conta na hora de escolher um consórcio:
A Pulso oferece consórcio de carro e moto da Porto Seguros, uma empresa confiável. Essa é uma ótima opção para adquirir um veículo pagando parcelas menores, sem enfrentar os altos custos da compra à vista.
E aí, quer saber mais sobre como a Pulso Seguros pode ajudá-lo a conquistar seu carro ou moto? Então, entre em contato conosco para saber mais!
Cirurgias de alto risco, variadas opções de tratamento, insegurança e dúvidas são apenas alguns dos…
Pouca gente percebe como um seguro bem alinhado com as demandas do negócio é estratégico.…
Você aceitaria viajar em um carro sem motorista enquanto relaxa, trabalha ou assiste a um…
A automação não é mais um cenário distante de ficção científica. Ela já faz parte…
A Agência Nacional de Saúde Suplementar tem a responsabilidade de regular o mercado para garantir…
Desde primeiro de janeiro de 2025, uma mudança da Receita Federal está em vigor, afetando…
Leave a Comment