O sucesso de uma empresa está atrelado a uma boa gestão que reúna conhecimento de mercado, atendimento de qualidade e controle de riscos. Por isso, muitas empresas utilizam o seguro empresarial, mecanismo que ajuda a garantir a sua segurança do negócio e dos seus funcionários.
Neste contexto, é importante que os gestores entendam o funcionamento da apólice, as coberturas e serviços como a assistência seguro. Pensando nisso, preparamos este artigo com informações sobre um assunto que costuma gerar dúvidas na hora de contratar um seguro empresarial: a assistência seguro.
Entenda o que é, qual a diferença, a assistência e a cobertura, as vantagens da contratação e outros aspectos práticos relevantes relacionados ao assunto!
O que é a assistência do seguro?
A assistência do seguro é uma opção complementar que pode ser adicionada ao contrato de seguro. Ela contempla serviços “adicionais” que visam trazer comodidade ao seguro caso ocorra algum sinistro.
Para compreender o que é e como funciona a assistência seguro, é necessário que você conheça alguns conceitos básicos.
- Seguro empresarial: é um tipo de seguro que tem o objetivo de proteger o patrimônio e as operações de uma empresa. A contratação se materializa por meio de um contrato firmado entre a seguradora e uma pessoa jurídica, no documento, são descritos as coberturas e sinistros que garantem o direito de indenização.
- Apólice de seguro: é o contrato do seguro, propriamente dito. Nele, estão contemplados todos os direitos e deveres da parte contratante e contratada.
- Coberturas: são as garantias de proteção contra determinados riscos. A cobertura garante o pagamento de indenização caso aquela situação se concretize, havendo danos no patrimônio.
Para ajudá-lo a entender como isso se reflete na prática, vamos pensar em um exemplo. Imagine que você tem um restaurante e contratou um seguro. Na apólice, uma das coberturas é contra incêndios.
Assim, caso ocorra um incêndio (respeitados os termos da apólice) seu restaurante terá direito de receber a indenização, cobrindo as perdas causadas pelo evento — no universo dos seguros, esse incêndio seria chamado de sinistro.
Provavelmente você está se perguntando: e onde entra a assistência? Nesta situação, a assistência seria um conjunto de serviços adicionais oferecidos pelo seguro que incluiriam, por exemplo, reparos emergenciais e limpeza no restaurante.
Qual é sua diferença entre assistência e cobertura do seguro?
A cobertura trata, especificamente, do pagamento da indenização, enquanto a assistência contempla serviços oferecidos como meio de trazer praticidade na resolução do problema. Vale destacar que as características e particularidades da assistência variam conforme o que ficou definido entre as partes na apólice de seguro.
Assim, encontramos uma diferença significativa entre os dois conceitos. A cobertura paga as perdas por meio da indenização, enquanto a assistência oferece um suporte por meio de serviços, atrelados à ocorrência do sinistro.
Por esse motivo, é importante que os gestores contem com o suporte de um corretor de confiança, profissional que poderá auxiliar na definição das melhores coberturas e serviços de assistência a partir da análise das particularidades de cada empresa.
Quais as vantagens da assistência seguro empresarial?
A assistência seguro empresarial é sinônimo de praticidade para as empresas. Ela contempla serviços com a função de tornar mais simples o processo que envolve a resolução de problemas após a ocorrência do sinistro.
Um sinistro, como o incêndio citado em nosso exemplo anterior, não tem como problema apenas as perdas financeiras, existem questões práticas, como a limpeza do local, que precisam ser resolvidas.
A assistência seguro visa oferecer praticidade e comodidade para os segurados. Você não precisa procurar um serviço de limpeza, basta acionar a seguradora, que resolverá essas situações pontuais.
Lembre-se de que as assistências devem estar previstas na apólice de seguro, todas as coberturas e serviços são executados a partir do que foi contratado. Daí, destacamos, mais uma vez, a importância de avaliar suas necessidades e ter atenção no momento da contratação.
Por que contratar um seguro empresarial?
Para ter acesso à assistência seguro, é claro, você precisa ter um seguro. Mas será que vale a pena contratar um seguro empresarial? A seguir, listamos algumas vantagens do ponto de vista das empresas. Confira!
Flexibilidade
O seguro empresarial é um produto de seguro que pode ser totalmente personalizado conforme as necessidades da empresa. Essa flexibilidade permite a adaptação de coberturas e assistências segundo a realidade e os riscos inerentes a cada negócio.
Controle financeiro
Ser empresário é estar diariamente em contato com muitos riscos. Essas ameaças sempre têm uma relação com as finanças. O seguro empresarial visa ajudar justamente nesse ponto.
Existem vários problemas que podem ser resolvidos rapidamente graças ao contrato de seguro. Em uma análise simples de custo-benefício, é muito fácil perceber que o seguro ajuda na mitigação de riscos financeiros em empresas de diferentes portes.
Com uma apólice de seguro bem estruturada, a sua empresa tem maior segurança e controle financeiro.
Diversidade de coberturas
Há inúmeras opções de coberturas no seguro empresarial, que podem ajudar você a se sentir mais confiante em relação ao seu negócio. Confira a seguir alguns exemplos:
- incêndio;
- queda de raio;
- furto e roubo;
- deterioração de Mercadorias;
- danos em equipamentos eletrônicos;
- danos elétricos.
Vale ressaltar que essas são só algumas das coberturas oferecidas por um seguro empresarial, que, como já foi dito, pode ser personalizado.
Assistências do seguro
As assistências do seguro referem-se aos serviços adicionais oferecidos pelas seguradoras para auxiliar os segurados em situações específicas, além da cobertura básica do seguro. Veja alguns exemplos:
- assistência técnica: prestação de serviços especializados para resolver problemas técnicos relacionados a equipamentos, máquinas ou sistemas essenciais para as operações da empresa;
- assistência jurídica: oferece suporte financeiro independentemente da decisão judicial ou sentença;
- assistência em caso de incêndio: além da cobertura básica, também envolve avaliação de riscos e auxílio na reconstrução após um sinistro.
- assistência 24 horas: prestação de serviços de emergência 24 horas por dia, como guincho para veículos com problemas mecânicos, chaveiro em caso de perda de chaves, entre outros.
Como você pode ver, a assistência seguro contempla a personalização da apólice de seguro. Contratar seguros empresariais com as coberturas adequadas e a assistência pode fazer toda diferença no suporte recebido durante a ocorrência de um sinistro.
Lembre-se de buscar o suporte de corretoras de seguro que ajudem na análise das suas necessidades, facilitando a escolha de produtos alinhados às demandas do seu negócio.
Gostou do conteúdo e quer aprender mais sobre o assunto? Então, confira o nosso artigo sobre Como minimizar os riscos de acidente com o seguro empresarial?