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Bagagem extraviada: veja quais são os seus direitos!

Tempo de Leitura: 4 minutos

Lidar com bagagem extraviada pode ser uma grande dor de cabeça, especialmente se você não estiver preparado para lidar com o problema. Por isso, você deve estar atento e adotar uma série de cuidados para prevenir o extravio.

Neste artigo, você vai entender as causas mais comuns da perda de bagagem e receber dicas sobre o que fazer se a companhia aérea extraviar sua mala. Confira!

Por que as bagagens são extraviadas?

O extravio de bagagem pode acontecer por diversos motivos, geralmente ele é consequência de uma combinação de fatores que incluem:

  • conexões e transferências de voos — durante escalas e transferências as bagagens podem ser transferidas de uma aeronave para outra. Quando há pouco tempo entre os voos, pode acontecer das bagagens serem perdidas ou direcionadas equivocadamente;
  • falha no sistema de rastreamento e triagem — os sistemas de triagem das bagagens podem falhar, resultando em erros nas rotas de transporte das malas. Inclusive, danos nas etiquetas de bagagem também podem contribuir para que esse problema aconteça;
  • erro humano — os funcionários envolvidos no processo de despacho da bagagem podem cometer erros, enviando as malas para o destino errado;
  • falhas de comunicação — erros de comunicação podem levar ao extravio, informações incorretas e má coordenação podem favorecer a ocorrência deste tipo de problema;
  • furto ou manipulação ilegal — embora seja raro, em alguns casos podem ocorrer perda associada a furto ou manipulação ilegal dos objetos;
  • condições meteorológicas — eventos meteorológicos adversos podem interromper as operações normais de movimentação das bagagens, levando a um extravio temporário.

Perceba haver uma série de situações que podem favorecer a ocorrência deste tipo de problema; por isso, é fundamental que o viajante esteja preparado para lidar com a situação.

Neste sentido, a primeira dica é sempre ter uma mala ou mochila consigo. Nela, você deve transportar itens básicos de higiene pessoal e um conjunto completo de roupas limpas. Desta forma, caso ocorra o extravio, você tem o básico necessário para tomar um banho e trocar de roupa.

O que fazer em caso de bagagem extraviada?

Antes de entender o que fazer em caso de extravio, a dica é sempre fotografar a sua mala durante o despacho. Tire fotos quando ela estiver sendo colocada na esteira e fotos das etiquetas de identificação. Esses registros podem ser importantes caso você tenha algum problema.

Chegou no destino e a sua mala não? O primeiro passo é comunicar imediatamente o fato para a empresa aérea. Essa comunicação deve ser feita no balcão da companhia, preferencialmente na sala de desembarque. Caso não localize esse balcão, veja qual o local indicado para realizar o procedimento.

Durante a reclamação, você apresenta o comprovante de despacho da bagagem e informa o endereço para o qual a companhia deve enviar a mala após localizá-la.

Segundo a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a companhia aérea tem um prazo de 7 dias para localizar a bagagem em viagens nacionais e 21 dias em viagens internacionais.

Caso ela não seja localizada dentro desse prazo, é obrigação da companhia aérea indenizar o passageiro em um prazo de até 7 dias.

Quais são os seus direitos em caso de extravio de bagagem?

Existem regras e orientações específicas aplicadas em diferentes casos, a seguir, explicamos quais são os seus principais direitos. Confira!

Pagamento de indenização

Portanto, em caso de extravio e não localização da mala, o passageiro tem direito ao pagamento de uma indenização. Neste caso, existe um limite de indenização de 1.131 DES (Depósito Especial de Saque).

Atualmente, essa quantia equivale a R$8.672,00. Fique atento: se você transportar bens cujo valor ultrapasse o limite da indenização, recomendamos que faça uma declaração especial junto à companhia aérea.

Com essa declaração você tem mais chances de aumentar o pagamento da indenização em caso de violação ou extravio.

Ressarcimento por gastos emergenciais

Você lembra que comentamos sobre a importância de manter uma mala com itens básicos de higiene e uma peça de roupas extra? Elas ajudam quando suas malas são extraviadas e você fica sem roupas limpas.

Caso a perda das malas ocorra fora do seu domicílio, ou seja, durante o voo de ida ao destino, você tem direito ao recebimento de um ressarcimento da companhia aérea por gastos emergenciais — válido durante o período que você estiver sem seus pertences.

O grande desafio envolvendo esse direito é que as empresas é que são responsáveis, pode definir valores e formas de ressarcimento. Em geral, a companhia aérea deve pagar o limite máximo em até 7 dias, contando a partir da apresentação do comprovante de bagagem e da reclamação de extravio.

Bagagem violada ou avariada

Em caso de avaria ou violação da bagagem, o passageiro também deve realizar o registro imediato da reclamação junto à companhia aérea.

Se você identificar isso mais tarde, faça a reclamação por escrito e envie à empresa. O prazo máximo para reclamar violação e avarias é de até sete dias após o recebimento da mala:

  • em caso de avaria a empresa deve reparar o dano ou substituir a mala por outra equivalente;
  • em caso de violação, assim que comprovado o dano, a empresa deve pagar ao passageiro a indenização correspondente.

Caso o passageiro não fique satisfeito com a solução do problema junto à companhia aérea, ele poderá ingressar com uma ação na justiça, pleiteando o pagamento de indenização compatível com o grau da extensão dos danos.

Como a contratação de um seguro viagem pode ajudar a lidar com esses imprevistos?

O seguro viagem é um produto que oferece assistência em caso de necessidade durante suas viagens, sejam elas nacionais ou internacionais. Uma das vantagens desse tipo de solução é justamente a possibilidade de ter acesso a uma cobertura em caso de extravio de bagagem.

Graças a cobertura, você tem certeza de que receberá a indenização em caso de extravio, trazendo mais tranquilidade e proteção aos seus pertences.

Além da bagagem, esses seguros oferecem coberturas para despesas médicas e assistência em caso de perda de documentos. Em alguns países, o seguro viagem é um documento obrigatório para ingresso no território.

A Pulso Seguros oferece soluções de seguros viagem personalizadas segundo as suas necessidades. Com o suporte de profissionais especializados é possível encontrar os produtos necessários para a sua segurança e tranquilidade durante todo o período de duração da viagem.

Você quer ampliar a sua proteção e evitar dores de cabeça em razão de uma bagagem extraviada? Entre em contato com a Pulso Seguros e descubra como podemos ajudá-lo.

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