Lidar com bagagem extraviada pode ser uma grande dor de cabeça, especialmente se você não estiver preparado para lidar com o problema. Por isso, você deve estar atento e adotar uma série de cuidados para prevenir o extravio.
Neste artigo, você vai entender as causas mais comuns da perda de bagagem e receber dicas sobre o que fazer se a companhia aérea extraviar sua mala. Confira!
O extravio de bagagem pode acontecer por diversos motivos, geralmente ele é consequência de uma combinação de fatores que incluem:
Perceba haver uma série de situações que podem favorecer a ocorrência deste tipo de problema; por isso, é fundamental que o viajante esteja preparado para lidar com a situação.
Neste sentido, a primeira dica é sempre ter uma mala ou mochila consigo. Nela, você deve transportar itens básicos de higiene pessoal e um conjunto completo de roupas limpas. Desta forma, caso ocorra o extravio, você tem o básico necessário para tomar um banho e trocar de roupa.
Antes de entender o que fazer em caso de extravio, a dica é sempre fotografar a sua mala durante o despacho. Tire fotos quando ela estiver sendo colocada na esteira e fotos das etiquetas de identificação. Esses registros podem ser importantes caso você tenha algum problema.
Chegou no destino e a sua mala não? O primeiro passo é comunicar imediatamente o fato para a empresa aérea. Essa comunicação deve ser feita no balcão da companhia, preferencialmente na sala de desembarque. Caso não localize esse balcão, veja qual o local indicado para realizar o procedimento.
Durante a reclamação, você apresenta o comprovante de despacho da bagagem e informa o endereço para o qual a companhia deve enviar a mala após localizá-la.
Segundo a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a companhia aérea tem um prazo de 7 dias para localizar a bagagem em viagens nacionais e 21 dias em viagens internacionais.
Caso ela não seja localizada dentro desse prazo, é obrigação da companhia aérea indenizar o passageiro em um prazo de até 7 dias.
Existem regras e orientações específicas aplicadas em diferentes casos, a seguir, explicamos quais são os seus principais direitos. Confira!
Portanto, em caso de extravio e não localização da mala, o passageiro tem direito ao pagamento de uma indenização. Neste caso, existe um limite de indenização de 1.131 DES (Depósito Especial de Saque).
Atualmente, essa quantia equivale a R$8.672,00. Fique atento: se você transportar bens cujo valor ultrapasse o limite da indenização, recomendamos que faça uma declaração especial junto à companhia aérea.
Com essa declaração você tem mais chances de aumentar o pagamento da indenização em caso de violação ou extravio.
Você lembra que comentamos sobre a importância de manter uma mala com itens básicos de higiene e uma peça de roupas extra? Elas ajudam quando suas malas são extraviadas e você fica sem roupas limpas.
Caso a perda das malas ocorra fora do seu domicílio, ou seja, durante o voo de ida ao destino, você tem direito ao recebimento de um ressarcimento da companhia aérea por gastos emergenciais — válido durante o período que você estiver sem seus pertences.
O grande desafio envolvendo esse direito é que as empresas é que são responsáveis, pode definir valores e formas de ressarcimento. Em geral, a companhia aérea deve pagar o limite máximo em até 7 dias, contando a partir da apresentação do comprovante de bagagem e da reclamação de extravio.
Em caso de avaria ou violação da bagagem, o passageiro também deve realizar o registro imediato da reclamação junto à companhia aérea.
Se você identificar isso mais tarde, faça a reclamação por escrito e envie à empresa. O prazo máximo para reclamar violação e avarias é de até sete dias após o recebimento da mala:
Caso o passageiro não fique satisfeito com a solução do problema junto à companhia aérea, ele poderá ingressar com uma ação na justiça, pleiteando o pagamento de indenização compatível com o grau da extensão dos danos.
O seguro viagem é um produto que oferece assistência em caso de necessidade durante suas viagens, sejam elas nacionais ou internacionais. Uma das vantagens desse tipo de solução é justamente a possibilidade de ter acesso a uma cobertura em caso de extravio de bagagem.
Graças a cobertura, você tem certeza de que receberá a indenização em caso de extravio, trazendo mais tranquilidade e proteção aos seus pertences.
Além da bagagem, esses seguros oferecem coberturas para despesas médicas e assistência em caso de perda de documentos. Em alguns países, o seguro viagem é um documento obrigatório para ingresso no território.
A Pulso Seguros oferece soluções de seguros viagem personalizadas segundo as suas necessidades. Com o suporte de profissionais especializados é possível encontrar os produtos necessários para a sua segurança e tranquilidade durante todo o período de duração da viagem.
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