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Assistência do Seguro Empresarial: O Que É e Por Que Contratar

Tempo de Leitura: 4 minutos

O sucesso de uma empresa está atrelado a uma boa gestão que reúna conhecimento de mercado, atendimento de qualidade e controle de riscos. Por isso, muitas empresas utilizam o seguro empresarial, mecanismo que ajuda a garantir a sua segurança do negócio e dos seus funcionários.

Neste contexto, é importante que os gestores entendam o funcionamento da apólice, as coberturas e serviços como a assistência seguro. Pensando nisso, preparamos este artigo com informações sobre um assunto que costuma gerar dúvidas na hora de contratar um seguro empresarial: a assistência seguro.

Entenda o que é, qual a diferença, a assistência e a cobertura, as vantagens da contratação e outros aspectos práticos relevantes relacionados ao assunto!

O que é a assistência do seguro?

A assistência do seguro é uma opção complementar que pode ser adicionada ao contrato de seguro. Ela contempla serviços “adicionais” que visam trazer comodidade ao seguro caso ocorra algum sinistro.

Para compreender o que é e como funciona a assistência seguro, é necessário que você conheça alguns conceitos básicos.

  • Seguro empresarial: é um tipo de seguro que tem o objetivo de proteger o patrimônio e as operações de uma empresa. A contratação se materializa por meio de um contrato firmado entre a seguradora e uma pessoa jurídica, no documento, são descritos as coberturas e sinistros que garantem o direito de indenização.
  • Apólice de seguro: é o contrato do seguro, propriamente dito. Nele, estão contemplados todos os direitos e deveres da parte contratante e contratada.
  • Coberturas: são as garantias de proteção contra determinados riscos. A cobertura garante o pagamento de indenização caso aquela situação se concretize, havendo danos no patrimônio.

Para ajudá-lo a entender como isso se reflete na prática, vamos pensar em um exemplo. Imagine que você tem um restaurante e contratou um seguro. Na apólice, uma das coberturas é contra incêndios.

Assim, caso ocorra um incêndio (respeitados os termos da apólice) seu restaurante terá direito de receber a indenização, cobrindo as perdas causadas pelo evento — no universo dos seguros, esse incêndio seria chamado de sinistro.

Provavelmente você está se perguntando: e onde entra a assistência? Nesta situação, a assistência seria um conjunto de serviços adicionais oferecidos pelo seguro que incluiriam, por exemplo, reparos emergenciais e limpeza no restaurante.

Qual é sua diferença entre assistência e cobertura do seguro?

A cobertura trata, especificamente, do pagamento da indenização, enquanto a assistência contempla serviços oferecidos como meio de trazer praticidade na resolução do problema. Vale destacar que as características e particularidades da assistência variam conforme o que ficou definido entre as partes na apólice de seguro.

Assim, encontramos uma diferença significativa entre os dois conceitos. A cobertura paga as perdas por meio da indenização, enquanto a assistência oferece um suporte por meio de serviços, atrelados à ocorrência do sinistro.

Por esse motivo, é importante que os gestores contem com o suporte de um corretor de confiança, profissional que poderá auxiliar na definição das melhores coberturas e serviços de assistência a partir da análise das particularidades de cada empresa.

Quais as vantagens da assistência seguro empresarial?

A assistência seguro empresarial é sinônimo de praticidade para as empresas. Ela contempla serviços com a função de tornar mais simples o processo que envolve a resolução de problemas após a ocorrência do sinistro.

Um sinistro, como o incêndio citado em nosso exemplo anterior, não tem como problema apenas as perdas financeiras, existem questões práticas, como a limpeza do local, que precisam ser resolvidas.

A assistência seguro visa oferecer praticidade e comodidade para os segurados. Você não precisa procurar um serviço de limpeza, basta acionar a seguradora, que resolverá essas situações pontuais.

Lembre-se de que as assistências devem estar previstas na apólice de seguro, todas as coberturas e serviços são executados a partir do que foi contratado. Daí, destacamos, mais uma vez, a importância de avaliar suas necessidades e ter atenção no momento da contratação.

Por que contratar um seguro empresarial?

Para ter acesso à assistência seguro, é claro, você precisa ter um seguro. Mas será que vale a pena contratar um seguro empresarial? A seguir, listamos algumas vantagens do ponto de vista das empresas. Confira!

Flexibilidade

O seguro empresarial é um produto de seguro que pode ser totalmente personalizado conforme as necessidades da empresa. Essa flexibilidade permite a adaptação de coberturas e assistências segundo a realidade e os riscos inerentes a cada negócio.

Controle financeiro

Ser empresário é estar diariamente em contato com muitos riscos. Essas ameaças sempre têm uma relação com as finanças. O seguro empresarial visa ajudar justamente nesse ponto.

Existem vários problemas que podem ser resolvidos rapidamente graças ao contrato de seguro. Em uma análise simples de custo-benefício, é muito fácil perceber que o seguro ajuda na mitigação de riscos financeiros em empresas de diferentes portes.

Com uma apólice de seguro bem estruturada, a sua empresa tem maior segurança e controle financeiro.

Diversidade de coberturas

Há inúmeras opções de coberturas no seguro empresarial, que podem ajudar você a se sentir mais confiante em relação ao seu negócio. Confira a seguir alguns exemplos:

Vale ressaltar que essas são só algumas das coberturas oferecidas por um seguro empresarial, que, como já foi dito, pode ser personalizado.

Assistências do seguro

As assistências do seguro referem-se aos serviços adicionais oferecidos pelas seguradoras para auxiliar os segurados em situações específicas, além da cobertura básica do seguro. Veja alguns exemplos:

  • assistência técnica: prestação de serviços especializados para resolver problemas técnicos relacionados a equipamentos, máquinas ou sistemas essenciais para as operações da empresa;
  • assistência jurídica: oferece suporte financeiro independentemente da decisão judicial ou sentença;
  • assistência em caso de incêndio: além da cobertura básica, também envolve avaliação de riscos e auxílio na reconstrução após um sinistro.
  • assistência 24 horas: prestação de serviços de emergência 24 horas por dia, como guincho para veículos com problemas mecânicos, chaveiro em caso de perda de chaves, entre outros.

Como você pode ver, a assistência seguro contempla a personalização da apólice de seguro. Contratar seguros empresariais com as coberturas adequadas e a assistência pode fazer toda diferença no suporte recebido durante a ocorrência de um sinistro.

Lembre-se de buscar o suporte de corretoras de seguro que ajudem na análise das suas necessidades, facilitando a escolha de produtos alinhados às demandas do seu negócio.

Gostou do conteúdo e quer aprender mais sobre o assunto? Então, confira o nosso artigo sobre Como minimizar os riscos de acidente com o seguro empresarial?

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