Qual é o melhor antivírus e como devo me proteger na internet?

Estilo de Vida
11/07/2017

Por: Milena

A grande maioria das pessoas tem uma falsa sensação de segurança quando navega na internet. O fato de não terem contato direto com as outras pessoas é o que causa isso, no entanto, não estamos totalmente seguros se não tomarmos medidas preventivas.
A internet é um local para trabalho, lazer, estudo, socialização e diversão, sendo uma ferramenta útil para pessoas de todas as idades. Porém, também pode ser um grande problema, por isso, é essencial navegar prevenido.
Você sabe como se proteger na internet e também a sua família? Confira neste artigo qual é o melhor antivírus para isso e também algumas dicas e recomendações úteis. Acompanhe.

 

Esteja atento à sua segurança digital

Com certeza sua casa possui diversos recursos que garantem a proteção dos seus bens, da sua família e sua integridade física, não é mesmo? Cadeados, trancas, alarmes, câmeras, seguro de carro ou de vida, cães de guarda, entre outros, é o que o deixam seguro contra a ação criminosa.

 

E assim como você precisa de segurança no mundo físico, também precisa dela no mundo virtual. E como você tem cuidado da sua segurança digital? Ela recebe a mesma atenção que a segurança física?

 

A segurança digital é o conjunto de recursos que você deve utilizar para proteger sua identidade, dados e sua privacidade quando acessa a internet. Softwares, biometria, senhas e criptografia são alguns desses recursos que nos protegem e também nossos aparelhos eletrônicos.

 

E para acessar a internet com segurança, o primeiro passo que precisa dar é escolher um bom antivírus, seja para aparelhos móveis, desktop ou notebook. Esse software impede invasões hackers, a instalação automática de programas maliciosos, o roubo de dados, inclui a proteção dos pais para seus filhos, entre outros mais.

 

Por isso, para que toda a família navegue com segurança e não sofra crimes cibernéticos, é fundamental escolher o melhor antivírus para sua proteção.

 

Instale o melhor antivírus

Há diversas opções de antivírus, tanto pagos como gratuitos, e isso pode deixar diversas dúvidas sobre qual é o melhor.

 

Existem algumas diferenças entre eles, como o fato de a empresa oferecer suporte —quando o produto é pago —; maiores recursos, como um firewall integrado; atualizações constantes; quantidade de memória exigida; ferramentas que eliminam o lixo virtual; que aumentam a velocidade da máquina; entre outras.

 

Assim, para escolher o melhor antivírus, o ideal é ler a respeito deles para optar por aquele que oferece os recursos que você precisa. Algumas boas opções são:

 

360 Total Security (gratuito)

Esse antivírus é uma opção muito completa de proteção digital, ele tem uma ótima reputação com os sites especializados em antivírus e possui recursos para otimização do sistema. Conta com quatro motores de proteção e garante segurança no uso diário, incluindo a internet, pois barra ameaças.

 

Avira Free Antivirus (gratuito)

Esse é um dos antivírus mais conhecidos atualmente, e sua versão gratuita não deixa nada a desejar. Ele possui vários recursos para proteção da máquina, tem monitoramento em tempo real, mas não é muito intuitivo. Porém, sua eficácia compensa esse detalhe.

 

Windows Defender (gratuito)

A partir do Windows 8, o Defender passou a ser o sistema de defesa padrão oferecido pela Microsoft. Ele é muito fácil de ser compreendido e tem uma interface intuitiva, mas isso não o faz ineficaz. Pelo contrário, porque o Windows Defender já chegou a ser considerado o melhor antivírus gratuito. Ele conta, inclusive, com um sistema firewall integrado (que protege e analisa a forma como a internet tem sido acessada e utilizada).

 

Symantec Norton Antivirus (pago)

O Norton Antivírus é um nome clássico entre os demais softwares do gênero, sendo desenvolvido pela empresa que é referência no quesito segurança digital. Ele continua sendo uma ótima opção, porque tem evoluído conforme a necessidade do usuário. Hoje, possui recurso exclusivo para proteção das máquinas e na navegação da internet.

 

Bitdefender Antivirus Plus (pago)

Os recursos desse antivírus fazem com que seja freguês da lista de principais antivírus do mundo. Sua proteção eficaz e completa alcança também malwares e vírus persistentes. Para quem realiza transações financeiras, o Bitdefender incrementa a proteção e também tem um sistema de gerenciamento de senhas.

 

McAfee AntiVirus Plus (pago)

No quesito proteção para acesso à internet, esse antivírus é uma excelente opção. Ele bloqueia com eficácia o acesso aos sites que possuem conteúdo suspeito. É ideal para proteger toda a família contra as páginas maliciosas da internet que carregam sozinhas e geram instalações automáticas.

 

Confira 5 dicas para navegar seguro

Mas não adianta ter o melhor antivírus instalado em seu computador ou celular se você não tomar outros cuidados com a sua segurança digital. Além de manter esse software atualizado em sua máquina, veja o que mais é preciso fazer para se proteger:

 

1. Sempre desconecte das plataformas que você acessar

E-mails, redes sociais, sites em que possui cadastro, lojas on-line e outras plataformas que exijam login precisam ser desconectadas antes de você fechar seu navegador. Clique em sair, logout, desconectar ou outro botão que encerre sua sessão por ali.

 

2. Capriche em todas as suas senhas e troque com frequência

Suas senhas não podem ser óbvias, pois se tornam fáceis de serem descobertas. Também não pode ser uma senha padrão, que acesse tudo o que você tem na internet. O ideal é criar senhas diferentes para cada site ou plataforma, com combinações de caracteres, e que sejam trocadas com frequência.

 

3. Desligue a webcam e o microfone

Se esses recursos não estiverem sendo utilizados naquele momento, prefira desligá-los. Isso vai evitar que hackers tenham acesso a imagens e áudios de seus ambientes, de você ou de qualquer outra pessoa que utilize a máquina.

 

4. Mantenha seu sistema atualizado

Seu antivírus, seu sistema operacional e também o navegador da internet devem estar sempre atualizados. As atualizações corrigem problemas anteriores e identificam possíveis ameaças, o que previne invasões e falhas que as facilitam.

 

5. Tenha cuidado com e-mails, links, downloads e anexos

Sempre que receber algum e-mail, um link ou um anexo tenha certeza de que é seguro clicar nele. Muitas fraudes acontecem por meio dessas vias, por isso, desconfie sempre.

 

E na hora de fazer downloads, prefira sites conhecidos e observe se o nome do arquivo corresponde ao que você pretendia baixar, e também se ele não contém uma extensão caracterizada como ameaçadora, como .exe.

 

Então, para estar seguro na internet e para proteger sua família, instale em todos os aparelhos com acesso a web o melhor antivírus para cada um deles. Também tome os devidos cuidados e instrua a todos sobre a forma recomendada para navegar. Tudo isso vai impedir ações criminosas inescrupulosas contra vocês.

 

Os crimes cibernéticos são muito comuns hoje em dia, por isso, compartilhe essas dicas em suas redes sociais para que seus amigos possam se proteger também.

0/5(0 Reviews)

Cadastre-se e receba nosso conteúdo exclusivo